domingo, 25 de março de 2012

A invasão dos robôs aspiradores

Partilhar Roomba
A iRobot, empresa responsável por projetos de robôs, apresentou uma nova versão do aspirador de pó Roomba. O novo projeto do eletrodoméstico permite que ele identifique o ambiente com maior acúmulo de sujeira e limpe-o automaticamente.
 
  Os aspiradores de pó Roomba foram lançados oficialmente em 2002, e ganharam novas versões e diversas atualizações nos anos de 2003 e 2004. Ao todo, o aspirador-robô conta com três gerações do eletrodoméstico, além de uma série especial lançada em 2007.
  Na mais recente versão, um novo sistema de inteligência permite que o aspirador-robô tome a decisão de qual cômodo limpará primeiro.
  Segundo a iRobot, o maior mercado fora dos Estados Unidos para a nova geração do Roomba é o Japão, um dos países que mais consome tecnologia, seguido pela Europa.

Smart Hom-Bot 
   Semelhante a um disco-voador, o utensílio conta com duas câmeras e sensores que o tornam capaz de identificar, além de sujeira e poeira, os melhores caminhos para efetuar a limpeza. Em uma sala, por exemplo, o aspirador usa a inteligência artificial para cobrir integralmente a superfície do local.
   LG HOM-BOT Robotic Vacuum Cleaner, Smart Home Appliance
  O Smart Hom-Bot ainda consegue reconhecer degraus e locais altos — portanto, se você colocá-lo em cima de uma mesa, não há risco do eletrodoméstico cair (um alívio para quem pensava que poderia perder facilmente todo o investimento!)
  A habilidade do pequeno eletrônico ainda vai além: ele consegue esvaziar o reservatório de detritos automaticamente, ir sozinho para sua base de recarregamento assim que a energia fica baixa e trabalhar em horas programadas.


KARCHER Robocleaner RC3000 Robotic Vacuum Cleaner
 
Intelligent Robot Vacuum Cleaner G182 
 


E são muitos e muitos outros robôs aspiradores...E agora como se não basta-se chegaram os

MADE IN CHINA ou MADE IN PRC.


A invasão de robôs-aspiradores "xing-ling"
Cópias do iRobot Roomba infestaram a CES com cores e modelos duvidosos.


   A China não quer mais ser a grande copiadora do mundo, mas seus produtos xing-ling continuam imitando grandes lançamentos de empresas com tecnologia de ponta. HiPhone, Polystation e diversos outros produtos surgem da China para invadir o planeta com versões genéricas de preços mais baixos.

 Agora chegou a vez do Roomba, o aspirador robótico autônomo, receber um clone chinês. Aliás, um não, vários. Com cores, design e qualidade duvidosa, eles apareceram na CES e fizeram suas demonstrações.

Uma das empresas produtoras dos robôs aspiradores xing-ling é a AGAiT, com sua linha E-CLEAN. São quatro modelos diferentes e diversas cores disponíveis (como amarela, vermelha, dourada e preta) para escolher.

Segundo o site, os produtos E-CLEAN têm sistema de colisão, podem ser programados para funcionar em determinados horários, são silenciosos, têm sistema antialérgico com raios ultravioleta, usam bateria ecológica e podem ser operados através de um controle remoto.

O Roomba já havia sido copiado anteriormente por empresas como LG, Philips e outras grandes marcas do mercado. 
E enquanto as empresas de grande porte não reduzirem seus lucros embutidos nos seus preços as empresas chinesas invadem os mercados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...