quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

NAO é um dos robôs mais inteligente do Mundo

Partilhar

Este certamente é um dos robôs mais avançados da atualidade. Pelo menos no que diz respeito à interação com humanos e objetos!
Batizado de Nao, este pequeno andróide mede apenas 58 cm de altura, mas é equipado câmeras, microfones, speakers e uma variedade de sensores, incluindo sensor tátil, inercial, sonar, infravermelho, dentre outros…

University of Hertfordshire researcher Dr Lola Canamero  
Sobre sua inteligência artificial, o Nao consegue memorizar rostos, lembra-se de experiências passadas e conhecer novas pessoas e objetos. Sua capacidade de traçar laços sociais foi projetada de forma semelhante à de uma criança de 1 ano de idade. Desta forma, o robô literalmente se sentirá melhor se acompanhado de pessoas conhecidas, que o trata bem, e que lhe ensina novos truques.

O Nao tem autonomia para se locomover e expressar sentimento de diversas formas. Além disso, ele também consegue interpretar emoções de outras pessoas através de análise de linguagem corporal e expressões faciais.



São recursos bem interessantes para um anão sintético de apenas 58 cm, mas infelizmente não temos informações mais detalhadas sobre o pequeno humanóide, como duração da bateria, capacidade de aprender novas línguas, dentre outros detalhes… Mas os criadores do projeto – que engloba uma colaboração entre 8 universidades e companhias ligadas à robótica – acreditam que o Nao poderá ser utilizado para assistência a idosos no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...