quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Robots play Ping-Pong

Partilhar
Chineses constroem robôs humanoides mestres na arte do ping-pong



Um grupo de investigadores chineses desenvolveu um par de robôs totalmente funcionais, capazes de jogar ping-pong com uma eficiência e mestria invejáveis.

Estes dois robôs estão a ser desenvolvidos na Universidade de Zhejiang há quase quatro anos e além de serem capazes de jogar entre sim, estes podem também jogar contra humanos.

Cada um dos robôs tem a capacidade de servir e jogar (com extrema precisão) graças a um sistema de rastreamento, que calcula a posição e velocidade de objetos minúsculos, prevendo a sua direção.

Apesar de terem sido especificamente desenhados para jogar ping-pong, os robôs poderão um dia mais tarde vir a desempenhar tarefas domésticas, por exemplo. De acordo com o plano chines de desenvolvimento de robôs de serviço de alta tecnologia, um dia estes poderão servir a humanidade.

Já não bastava os chineses serem ser a nação com a maior elite mundial de jogadores humanos de ping-pong, agora querem ser também a nação com a maior elite de jogadores robôs-humanoides do mundo.

Por enquanto, os robôs poderão mostrar a sua destreza para o público em geral e em planos de treino para os campeões desta modalidade (em treinos avançado e específicos).


A humanoid robot system for table tennis playing developed by Zhejiang University, China was recently reported by Chinese media. The system consists of two humanoid robots. Each robot is 55kg in weight, 160cm in height and has 30 Degrees of freedom. This demo shows a rally between these two robots which last 176 strokes(about 2.5 minutes). This video also shows that one humanoid robot can rally with a human player with various ball speed and can strike the ball using either forehand or backhand.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...